Trancoso


Fotos Trancoso BahiaTrancoso é um vilarejo do Sul da Bahia, a principal atração turística é o Quadrado (Centro Histórico) onde concentra-se uma grande massa de hippies, natívos e turistas; o fundo do Quadrado tem a Igreja de São João Batista (construída no século XV) e o mirante com uma vista panorâmica esplêndida; a tarde sempre rola o futebol. A arquitetura das casas e da igreja até hoje é mantida a mesma. No Quadrado de Trancoso tem pousadas para todos os bolsos e gostos e variedade de restaurantes.



Reveillon e Carnaval. As festas de reveillon em Trancoso estão cada ano melhor, o Quadrado e as praias estão com muita diversão e alegria, quem vem nunca esquece, todos de roupas brancas com a participação especial de alguns artistas e apresentações de queima de fogos. Para quem gosta de festa e Axé vai para Porto Seguro a noite e o dia relaxa nas belas praias.



Moradores de Trancoso - Nativos e Biribandos
Assím são chamados as pessoas que moram em Trancoso, mas que vieram de outros lugares; Os nativos são maioria e os extrangeiros são muitos também. Nas eleições de 2001, Trancoso tinha aproximadamente Sete Mil e Quinhentos habitantes hoje 2009 já são mais de 18 mil habitantes, e a tendência é so aumentar.



Fotos Praias de Trancoso, Bahia Lazer Há muitas coisas para se fazer em Trancoso , tanto ao día quando a noite, as praias é o que têm de mais especial, são praias limpas e extensas, paradisíacas; é possível fazer passeios de barco até outras praias próximas, como: Caraíva, Barra Velha, Arraial d'Ajuda e Corumbau.

Bicho Preguiça Natureza A biodiversidade aquí é muito grande, algumas espécies de animais que chegaram até a estar em extinção, agora já é possível encontrar, micos, bicho preguiça, pássaros; Felizmente os habitantes de Trancoso tem uma boa consciência ecológica.



Cultura Trancoso é uma cidade rica de cultura, todo o ano no dia 20 de janeiro e 3 de fevereiro, acontece a festa dos padroeiros (São Sebastião,São Bráz) no Quadrado, onde acontece o evento. Nativos e turistas se reúnen para celebrar ao ritmo de forró e samba, onde os moradores mais antigos chamados "festeiros" tocam e cantam.

Fotos Elba Ramalho e Samuel Rosa - Trancoso, BahiaTrancoso conhecido mundialmente Esse pequeno vilarejo da Bahia é conhecido mundialmente, principalmente por ser frequêntado por celebridades de alto nivel, como Leonardo DiCaprio, Gisele Bündchen, Samuel Rosa, Elba Ramalho, entre outros; inclusive foi gravado até um trecho de uma novela (paraíso tropical); Trancoso tem dois filmes, um que retrata a vida dos nativos mais antigos com muito humor, e outro que faz um documentario sobre a vivência dos mais antigos.



Economia em Trancoso. A principal base econômica de Trancoso (Bahia) é o Turismo; mas no inverno o que mais movimenta dinhero é a construção civil e as empresas de vendas de imovéis. O custo de vida em Trancoso comparado a outras cidades do Brasil é caro, mas a boa qualidade de vida é a recompensa; dá para viver bem, sem gastar muito, é só pesquisar um pouco.



História. No sul do estado da Bahia, originou-se de uma aldeia Jesuíta denominada São João Batista dos Índios (1586). Anteriormente era uma aldeia indígena habitada por índios Pataxó, catequizada por jesuítas, transformada numa aldeia de pescadores e comandada por um código então inviolável: os moradores de um lado do largo só podiam casar com os jovens do outro lado da área, evitando assim infelicidade genética.



Foi redescoberta no fim dos anos 70 por um grupo de hippies paulistas e cariocas procurando uma maneira alternativa de viver e escapar da opressão militar. Na época, Trancoso era só um conjunto de casas de cada lado de um grande gramado com uma igreja ao fundo, de onde se vê o mar.



Hoje, esse espaço, que é a praça São João Batista no centro histórico de Trancoso, é chamado "Quadrado". Na década de 90, com o incremento do turismo no estado, e a construção de estradas e aeroportos, o potencial turístico desta região da Bahia sofreu um crescimento vertiginoso.

Graças a esta afluência, também o artesanato tem se desenvolvido, com caracteres primitivistas, muitos dos quais artistas de outras partes que ali se instalaram



Instagram Trancoso FAcebook Trancoso